O Congresso Internacional de Turismo (ITC) é uma atividade autónoma do CiTUR.

Sob o tema “A imagem e a sustentabilidade dos destinos turísticos”, realizou a sua 1.ª edição em 2007 e, com exceção das edições de 2012 e de 2016, este congresso internacional tem sido realizado com periodicidade anual.

De salientar que a edição de 2014 foi realizada no Sultanato de Omã, numa parceria com a Universidade Sultan Qaboos. Na última edição, realizada em 2017, em Peniche, foram apresentadas 123 comunicações orais, envolvendo cerca de 200 investigadores provenientes de 31 países.

A X edição (ITC’18) terá lugar de 13 a 15 de Novembro de 2018, na cidade de Quito, Ecuador, numa parceria com a Universidad de las Fuerzas Armadas. O ITC’18 (www.itc.ipleiria.pt) inclui dois tipos de sessões: sessões plenárias, sobre temas de grande interesse para os participantes da conferência, para as quais foram convidados académicos e especialistas reconhecidos; sessões paralelas, onde se apela à comunidade nacional e internacional de investigadores na área do turismo para que apresentem os seus trabalhos de investigação, com possibilidade de serem publicados em revistas científicas indexadas. De salientar que, à semelhança das edições anteriores, será atribuído um prémio ao melhor artigo científico apresentado no Congresso.

Os objetivos do ITC’18 são:

  • Apresentar e discutir experiências nacionais e internacionais relacionadas com a competitividade e sustentabilidade dos destinos turísticos e com as marcas, o marketing e as experiências dos turistas.
  • Proporcionar um fórum aberto para a troca de pontos de vista em temas relacionados com estratégias e gestão dos destinos turísticos, entre a comunidade, os estudantes, os académicos, os decisores de empresas e os profissionais.
  • Explorar e discutir novas perspetivas em turismo e desenvolvimento regional de forma a promover novas metodologias e abordagens empíricas.
  • Analisar a importância das atividades turísticas e o seu impacto em termos económicos, sociais, culturais e ambientais, ao nível regional, nacional e internacional.