CiTUR Leiria

Como unidade de I&D, o CiTUR foi fundado em 2008 no IP Leiria e reconhecido pela FCT em 2014. Desde 2018, o Centro de Investigação, Desenvolvimento e Inovação em Turismo é uma unidade I&D do subsistema politécnico de ensino superior nacional: associa 17 instituições (universidades e politécnicos) e envolve mais de 200 investigadores.

O pólo do CiTUR IP Leiria reúne investigadores do IP Santarém, do IP Tomar, do ISCE Odivelas, da U Bydgoszcz (Polónia), da U Lodz (Polónia), da U Minas Gerais (Brasil) e da UF Santa Catarina (Brasil).

Missão

CENTRO DE INVESTIGAÇÃO, DESENVOLVIMENTO E INOVAÇÃO EM TURISMO tem como missão o desenvolvimento de investigação aplicada com caráter multidisciplinar e interdisciplinar, a produção e partilha do conhecimento científico em turismo.

Visão

Ser líder em investigação aplicada, desenvolvimento e inovação; ser reconhecido pela sociedade civil e empresarial pela superior capacidade de gerar e partilhar conhecimento em turismo.

Objetivos

O CiTUR Leiria tem competências nos domínios das ciências do turismo, e tem por objetivos principais:

  • Coordenação e execução de projetos de investigação científica envolvendo investigadores, bolseiros, colaboradores e estudantes de 2.º e 3.º ciclos;
  • Difusão do conhecimento científico, através da publicação dos trabalhos em revistas com arbitragem e da apresentação de comunicações em congressos;
  • Cooperação nacional e internacional;
  • Elaboração de estudos e trabalhos orientados para as necessidades da comunidade empresarial e institucional;
  • Promoção de estudos pós-graduados no âmbito do turismo e áreas afins, em rede com instituições nacionais e estrangeiras.
Coordenador

Luís LIMA SANTOS, PhD